"Bem-vindos!!!

Se quiserem seguir a crónica e como isto é um blogue, é conveniente ler "de baixo para cima", ou então usar os tópicos que estão na barra lateral.

Esperamos que gostem e agradecemos desde já os momentos que dedicam ao blogue da viagem das nossas vidas"



22/07/10

VISITA A ESTOCOLMO

01/06/2010

Após 4 dias de viagem e perto de 3000kms no corpo, era dia de descansar das motos. Assim após o pequeno-almoço, apanhamos o metro que nos levou até à zona mais comercial da cidade. Estocolmo está edificada em 14 ilhas de um arquipélago de mais de 24.000 e revelou-se, na minha opinião, como a mais bela de todas as capitais nórdicas.


Panorâmica de Estocolmo

Optamos novamente por um tour de autocarro, que incluía um passeio de barco. Começamos a visita junto a Centralstation e a primeira paragem foi junto ao Palácio Real, bonito edifício situado na zona antiga da cidade, a Gamla Stan. Duas coisas saltam à vista na capital sueca: os jardins extremamente bem cuidados e a propensão dos habitantes para se estenderem ao sol! Viemos a comprovar que acontece em todos os paises nórdicos, mal o sol aparece, aproveitam qualquer bocado de relva para se bronzearem!



Zona comercial e CentralStation


Sempre na treta! Eu e o João não percebíamos como é que tinham tantos temas de conversa! A certa altura…


…o João já ponderava largá-las e juntar-se à Igreja…


… e eu, desesperado, comprei uns óculos psicadélicos, que filtravam as conversas delas! EHEHEH


O Palácio Real



Alguns pormenores das fachadas de Estocolmo


Mais um belo exemplar de... bicicleta, desta vez, sueca



Jardins bem cuidados


A trabalhar para o bronze

A partir daqui continuamos a visita de barco, que pára em todas as atracções turísticas que existem nas margens das ilhas circundante. A melhor forma de ver Estocolmo, é sem dúvida a partir da água.






Estocolmo vista do mar

A primeira paragem foi junto ao Museu Vasa e ao Museu Nordiska. O primeiro e o que me despertava mais interesse, tem no seu interior um antigo navio do século XVII, que naufragou na sua viagem inaugural. Saiu do porto de Estocolmo e passado 100 metros, afundou! 95% do navio foi resgatado do fundo do mar e após um processo de recuperação que demorou 17 anos, está em “porto seguro” para ser apreciado. Infelizmente, a fila para o Museu Vasa era tão grande, que desistimos de visitá-lo e fomos almoçar. Ficará para outra visita! Junto existe um parque de diversões e como era dia da criança, eu e o João resolvemos levar as nossas meninas a almoçar no meio da bonecada!


Museu Vasa


Museu Nordiska




O parque de diversões


"Aqui o café expresso é delicioso!"- diz o João. "AHAHAHAHAHAHAH"- responde a Carla.



Duplas em modo turista!

Após o almoço, fizemos o resto do tour aquático e de novo voltamos ao autocarro para dar uma volta panorâmica pela cidade que nos levou por Djurgarden, ilha jardim, que inclui um belíssimo parque natural e uma das maiores concentrações de museus por m2 do mundo!


Um nome inspirador!


Terminal de cruzeiros

Terminamos a visita a esta belíssima cidade na câmara municipal, Stadshuset, edifício do século XX, onde decorrem todos os anos as cerimónias de entrega dos Prémios Nobel (excepto o Nobel da Paz que é entregue em Oslo)







A Stadshuset


As vistas


As modelos


A Carla a ponderar fazer o resto da viagem a "cavalo-de-pau"


O que um homem faz para vos presentear com boas fotos


Até assim fica bonita

Antes de regressar ao metro ainda desfrutamos de um fim de tarde belíssimo, numa esplanada nas margens da Cidade.Voltamos ao hotel para jantar e descansar, com a certeza que esta cidade, num futuro próximo, merecerá uma visita mais aprofundada.


3 comentários:

  1. Eu estive mesmo a um passo de me tornar Padre.. sem duvida!
    mas esta Pan so tivemos o previlegio de a ver por nao ligarmos nenhuma aos horarios do autocarro, ou seja ficamos a pé loll

    ResponderEliminar
  2. Estocolmo... sem dúvidas das cidades da Europa que mais gostei até hoje!
    É uma cidade contagiante... pela forma de estar e de usufruir daquelas bonitas paisagens.
    Foi O dia de descanso nA CIDADE... hei-de lá voltar um dia... gostei muito! :)

    ResponderEliminar
  3. Lembram-se que assim que saímos neste dia do Hotel para irmos apanhar o Metro e iniciar a nossa visita à cidade que os «Bons dias» que nos deram assim que souberam que éramos Portugueses foi: "Portugal!?! Muito trabalho, pouco dinheiro!" :)

    ResponderEliminar