"Bem-vindos!!!

Se quiserem seguir a crónica e como isto é um blogue, é conveniente ler "de baixo para cima", ou então usar os tópicos que estão na barra lateral.

Esperamos que gostem e agradecemos desde já os momentos que dedicam ao blogue da viagem das nossas vidas"

07/08/10

HAMNOY(N) – BODO(N) – 32KMS

08/06/2010

Despertamos com um dia estupendo! O Vestfjord apresentava-se agora com umas tonalidades diferentes, mais claras. mais azuis… um espanto! Depois de tomado o pequeno-almoço preparado pelas nossas meninas, era hora de fazer os quilómetros que faltavam até A, ultima aldeia das Lofoten, da qual tinha lido maravilhas. Antes ainda passamos pela recepção e tivemos a informação que havia dois barcos por dia para Bodo, ao meio-dia e ao fim da tarde. Eu confesso que estava renitente em abandonar o arquipélago, estava tão encantado com aquela beleza toda que por mim ficava ali uns dias a descansar. Mas os dias não esticam… Combinamos ir dar uma volta e se justificasse, ficaríamos até à noite.

As vistas da nossa cabana ao amanhecer

A despedida de Hamnoy e do Vestfjord

Pegamos nas motos e cada metro que fizemos daí para a frente ficarão gravados para sempre na minha memória! Reine, Moskenes e A, foram as povoações que se seguiram, tudo numa harmonia perfeita com a natureza envolvente. De minuto a minuto apetecia parar para contemplar e absorver tudo o que ia saltando aos nossos olhos.

Reine

E durante o trajecto até A

A contemplar a beleza das ilhas

Chegados a A, mais uma surpresa! Uma aldeia pequena, com as casas todas sobre estacas encavalitadas nas rochas e no mar, todas pintadas de vermelho, amarelo e branco, um espanto! Paramos as motos e fomos dar um pequeno passeio.

A

À porta de um museu resolvi saciar a minha curiosidade com um ancião acerca das espécies de peixes que víamos pendurados a secar por todo lado. Ficamos a saber que uma grande parte é bacalhau e ainda nos explicou os processos de captura, seca e transporte. Provavelmente um daqueles peixes que vimos pendurados ainda vai parar à nossa mesa em Portugal!

À conversa com o ancião junto ao Museu da Pesca

Depois de compradas algumas recordações e como ainda era cedo, resolvemos apanhar o primeiro ferrie. Dirigimo-nos para o porto de Moskenes e passados uns poucos minutos chegava o ferrie que nos levaria de volta à Noruega continental. Embarcamos e subimos ao solário para apreciar a saída. A travessia demora cerca de quatro horas, mas o dia estava tão claro e límpido que se via ao longe o nosso destino.

A chegada do ferrie e o embarque

As Lofoten tinham-se definitivamente revelado um dos pontos altos da viagem! E estávamos, passados três dias na Noruega, completamente rendidos à beleza do país!

Adeus Lofoten, e até ao nosso regresso!

Relax a bordo!

As Lofoten ficavam para trás…

… e a Noruega continental esperava-nos!

Aproveitamos o tempo a bordo para regalar ainda mais as vistas, descansar, apanhar sol e almoçar. A chegada a Bodo também se revelou muito bonita, com o barco a contornar dezenas de ilhéus e com as montanhas brancas a receber-nos. O nosso hotel era perto do porto e com a ajuda do GPS, lá chegamos rapidamente.

A contornar as ilhas

A chegada a Bodo

Duas flores em Bodo

Passamos o resto da tarde entre a recepção e a esplanada e jantamos no restaurante do hotel. Nesta refeição aconteceu de tudo! Depois de escolhidos os pratos, chamamos a menina para registar o pedido, mas informou-nos que teríamos que ir à caixa para o fazer. O João levantou-se e chegado à caixa e quem encontrou? A mesma menina que ainda lhe passou para a mão um tabuleiro com as bebidas para levar para a mesa. No fim já não nos serviu café, porque já tinha limpo a maquina e ainda nos apresentou uma conta de 140€ por umas saladas e uns refrigerantes!!! Fomo-nos apercebendo com este e outros exemplos que nos países nórdicos os horários cumprem-se à risca, e principalmente na Noruega o nível de vida é estupidamente caro para as nossas carteiras!
Mas nada que beliscasse sequer a impressão que já tínhamos da Noruega, e que nos dias seguintes, ainda foi cimentada! É sem duvida alguma o país mais bonito de todos os que visitamos no norte da Europa!

Um país lindo, com uma bandeira a condizer

1. Para mim, as Lofoten, foi indubitavelmente o ponto mais alto da nossa viagem...n consegui tirar o dedo da objectiva da máquina quando chegamos, acontecendo o mesmo na nossa despedida...TUDO PERFEITO, aquela beleza natural é CONTAGIANTE!!!!
    Devia ser mais perto, para podermos voltar :)

2. Voltar... voltaria à Noruega precisamente aí... Lofoten!
    Este foi para mim o sítio mais bonito de toda a Noruega.
    A partir daqui começamos a entrar no "cosmopolitismo"... nas "cidades europeias". Bonitas, interessantes nalgumas partes mas cidades... nada como aquela maravilha de fiordes, montanhas, água, ilhas, peixes, esradas com curvas, flores, ar puro... não sei se me entendem?!? ;)

3. Continua Filipe!... É bom reviver e recordar tudo isto com vocês como se tivessemos vindo de lá ontem. :)
    Beijinhos para os dois!

4. Acabámos de regressar da nossa viagem 2010, até Praga, passando pela estrada mais bonita da Europa de Stélvio até Bórmio que vos aconselhamos, assim como a estrada do Grossglockner. Mas as férias 2009 até à Noruega provocam-nos saudades e vontade de voltarmos à ilha Lofoten!As vossas descrições e fotos estão fantásticas!!E deram-nos, novamente oportunidade de revivermos!Tudo do melhor para os quatro jovens com bom gosto!(anónimo que já vos enviou algumas msm antes da vossa LINDÍSSIMA VIAGEM).

5. Caros amigos, gostei imenso do vosso blog e dos links. Aqui vai outro que adorei ver e rever. Um tipo que se chama Hubert que deixa tudo para se fazer a estrada por dez anos num side-car. Vale a pena ver..: www.Thetimelessride.com
    Se quiserem dar uma vista de olhos.. ;-)